Um espetáculo e tanto!

Apaixonada pelo cinema em sua totalidade – sua história, teoria, os filmes em si – freqüentemente assisto às premiações realizadas pelos mais variados festivais e emissoras de TV. Na noite de deste domingo (31), uma premiação em especial me chamou a atenção como nenhuma outra conseguira antes. E não por revelar performances incríveis de apresentadores ou cantores, ou apresentar homenagens aos extraordinários realizadores da técnica cinematográfica... O show simplesmente me desestabilizou pelo fato de que tudo nele era similar a uma grande brincadeira, que outrora haveria sido ensaiada para esse fim único de deixar os espectadores perplexos... Objetivo alcançado com destreza!

Sim! Estou me referindo ao MTV Movie Awards 2009. Um dos motivos pelos quais a MTV é chamada de "Music Television", é porque ela nasceu e consagrou-se como canal divulgador de músicas e videoclipes (especialmente rock) e não de categorias como o cinema e outras artes. De uns tempos para cá a emissora tem incorporado diferentes materiais e mudado sua grade regularmente, abordando e reproduzindo músicas (é claro), making of de clipes, notícias sobre celebridades, sexo, drogas e outros temas polêmicos, além de reality shows. Embora alguns acreditem que sua essência é perdida com essas modificações, a programação atual pode agradar significativamente, ainda que cometa algumas falhas durante seu processo.

Mas voltemos ao tema em discussão, a noite de premiação... Ah! Celebridades para todos os gostos e estilos preparadas para receber as premiações mais inusitadas da sétima arte, como por exemplo, melhor vilão (vencida pelo inesquecível Heath Ledger por Batman - O Cavaleiro das Trevas) ou melhor beijo (vencida pelo casal do momento Kristen Stewart e Robert Pattinson de Crepúsculo). Para os fãs teen da música e do cinema, a cerimônia foi um momento de puro êxtase. Entre os indicados, atores e cantores de High School Musical, Hannah Montana – o filme – e Crepúsculo.

Tudo parecia surreal, um colírio para os olhos, quando de repente, na primeira circunstância bizarra da noite, Sacha Baron Cohen
(o jornalista Borat Sagdiyev), sobrevoando por cima da platéia do Gibson fantasiado de anjo, caiu, na metade de seu trajeto aéreo, com as nádegas no rosto de Eminem. Proposital (de acordo com declarações da MTV) ou não, o fato causou estranhamento e constrangimento, principalmente por parte de Zac Efron (High School Musical), vencedor do prêmio de melhor ator que seria então entregue por Sasha.

Fiquei estarrecida! Não bastasse isso, entre outras manobras cômicas que a noite preparava, Kristen Stewart, a protagonista de Crespúsculo e vencedora do prêmio de melhor atriz, deixou que seu prêmio caísse no palco e o largou lá, no chão. Nunca tinha assistido a algo semelhante.

Integraram o espetáculo ainda trailers oficiais do novo Harry Potter e de Lua Nova, segundo livro da série homônia de Stephenie Meyer, que estréia em novembro. O evento terminou com a grande vitória de Crepúsculo como melhor filme e com a apresentação musical do próprio Eminem, que subiu ao palco como se aquela cena memorável jamais tivesse ocorrido.

Vai entender essas armadilhas do universo hollywoodiano!