Mídia e partidarismo.

Pretendo iniciar neste blog uma discussão sobre a mídia e seu posicionamento diante do jogo político. A alcunha "Quarto Poder" é constantemente atribuída à imprensa (em todas as suas manifestações); em geral, denota sua participação na constituição de um Estado Democrático de Direito, postando-se ao lado dos outros três poderes da República. No entanto, algumas sombras são lançadas sobre essa mídia, no que se refere a sua imparcialidade ou, mais seriamente, a sua utilização como instrumento social de fiscalização dos Poderes.


No cenário brasileiro atual, o que de fato significa "Quarto Poder"? Um corpo estranho, mas claramente democrático e social, que se insere informalmente na tripartição dos poderes, ou um ente colossal que agrega forças políticas suficientes para não apenas fiscalizar as legítimas instituições públicas, mas para, sobretudo, influir, modificar, tirar proveito das relações políticas?


A mídia é imparcial? Essa seria a pergunta mais sucinta possível. Aqueles que detêm um certo nível de informações gerais e que não possuem muita ingenuidade responderiam rapidamente com um belo e sonoro “Não”. “A Globo é um veneno para o povo brasileiro”, “Ler Veja é coisa de quem tem preguiça de pensar” entre outros brados de protesto, cuspiriam os mais irritadiços. Mas nem sempre as coisas se mostram de forma tão superficial e simplória. Maniqueísmos tendem a empobrecer qualquer análise e desacreditam até mesmo os mais honrosos argumentos.


Até que ponto a mídia se coloca como representante dos interesses do povo, cobrando do poder público? Quando que as denúncias encabeçadas pelos jornais país a dentro deixam de atender a princípios éticos e se tornam meros joguetes para chantagem ou para difamação de possíveis inimigos?


Assistam ao vídeo do programa do Jô, no qual ele faz uma mesa-redonda com jornalistas. Olhemos com olhos mais aguçados. Tentemos enxergar além do que está sendo dito de forma transparente. Pensemos: o que discutem, sobre quem discutem, em quais termos discutem, quanto tempo gastam em cada tema discutido.




Depois de ter assistido ao vídeo, vale refletir: para quem esse programa é feito?