E3 e o retorno de Yoshi!

Para provar a elasticidade (por que não falar em "inexistência") editorial deste blog, larguemos mão de assuntos mais sérios e sisudos por um instante. Quero falar de algo que muito me interessa: os games. E o momento não poderia ser mais oportuno: encerrou-se hoje a E3 (Electronic Entertainment Expo), a maior feira do mundo dos games, que aconteceu em Los Angeles. É o evento mais esperado do ano por qualquer um que se interesse pelos jogos eletrônicos. Durante quatro longos dias, as principais produtoras e empresas do ramo reuniram-se e mostraram ao mundo suas novidades para os próximos doze meses. Confesso que ainda não olhei mais a fundo as conferências da Sony e da Microsoft. Apenas assisti ao trailer-demo de Gof of War III, promessa mais que adiada da Sony para o Playstation 3. Eu gosto do Kratos e suas aventuras épicas (joguei apenas o 1º título para "play" 2) e realmente fiquei curioso com esse novo capítulo - também, pudera, há quanto tempo a Sony vem empurrando esse lançamento?-. Jogada de marketing mais que desleal com os verdadeiros apaixonados pela franquia. Para PSP, assisti ao trailer de Soul Calibur: Bronken Destiny, que trará um convidado especial: Kratos! O personagem, ao que parece, roubou a cena nas terras sonystas. Sobre o X-Box 360 ouvi algo sobre Halo 3 ou... whatever.

Antes de continuar, devo alertar aos desavisados que, apesar de gostar de Video-game com V maiúsculo e apreciar todas as plataformas, meu coração bate mais forte pela Nintendo. Algum extremista que, ao acaso, caiu nesta página, não reclame, quero mesmo é falar da conferência da gigante nipônica. E neste ano, a Big N resolveu deixar seus fãs mais felizes que no ano passado. Ao invés dos parcos anúncios que abalaram os ânimos de todos, a empresa resolveu apostar alto e confirmar os rumores que já rondavam os sites e fóruns especializados. E, dentre várias revelações, a mais desacreditado por mim: MARIO GALAXY 2. Para eu listar as razões que me faziam ter pouca fé em ver a continuação do jogo ainda nesta geração, eu precisaria de um post inteiro. O fato é que a Nintendo resolveu investir novamente na fórmula que fez do primeiro jogo do bigodudo Mario para Wii ser um sucesso (mais de crítica do que de público, devo admitir). Mas o que me deixou mais feliz, feliz como uma criança que ganha um presente super aguardado, foi o retorno de uns dos personagens mais carismáticos do universo Mario: o saudoso Yoshi.

Sumido desde o Nintendo 64 com Yoshi's Story, o dinossauro verde e linguarudo só não desapareceu completamente por conta de suas participações especiais em spin-offs típicos da volumosa franquia Mario. Mas, ainda que tenha estrelado jogos só seus no N 64 e no Super Nintendo (em Mario World 2: Yoshi's Island), nada substitui a receita original, sua primeira aparição feita em Super Mario World. Mario e Yoshi voltam a se encontrar e a cooperar em uma nova aventura (nem tão nova assim, afinal, provavelmente Mario terá que salvar Peach das garras do Bowser mais uma vez). Agora em 3-D e com os lindos gráficos que só o Galaxy conseguiu trazer com maestria para o Wii.



Entre os principais lançamentos da Nintendo na E3, além de Galaxy 2, está New Super Mario Bros. Wii – que traz os mesmo elementos já vistos no mesmo título para Nintendo DS - Metroid : Other M – aguardada aventura de Samus na sua velha forma (ao que parece, a heroína abandona a 1ª pessoa e adota um alternância de posições de câmera, ora 3ª, ora 2ª pessoa). Fugindo do folclore nintendista, temos ainda jogos que se interessam pela outra face do Wii: aquela que não vive só de Mario ou jogos casuais. Gladiador A. D., que dará suporte ao acessório que pretende aumentar a precisão e o realismo na movimentação dos controles do Wii ( o “Wii Motion Plus”), traz lutas sangrentas e de forte apelo visual. O jogo ainda está em fase de produção, mas dá para perceber o capricho com os gráficos, revelando intensidade de detalhes e do uso de gradações de luz.



Com muitas novidades, percebe-se que a Nintendo colocou suas fichas nas suas próprias criações, reafirmando seu fôlego para enfrentar a disputa de consoles com seus títulos já consagrados e com seus eternos personagens, como o velho e bom Yoshi.