Cinema + Meio ambiente => XI FICA

Em tempos de mudanças climáticas que geram situações de seca e inundações jamais vistas, em que a poluição e o desmatamento contribuem para a diminuição da biodiversidade e da água disponível ao consumo humano, e transformam radicalmente os lugares em que vivemos, tornam-se imprescindíveis discussões e atitudes que possam retardar e, se possível, encerrar, o aquecimento global e as alterações previstas para o nosso planeta.

Diante deste quadro é que venho fazer um convite especial a todos os que se interessam pelo meio ambiente e pelas artes em geral. Como concilia-los? O FICA (Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental), um dos maiores e mais conceituados festivais de cinema no mundo, vem em sua 11ª edição expor - por meio de palestras, debates e filmes, em paralelo com uma programação que conta com espetáculos musicais, teatrais, dança e literatura - todos os tipos de problemas ambientais que preocupam a sociedade contemporânea.

Nomes como o de Ismail Xavier (Professor de Cinema da Usp), Isabela Boscov (Crítica de Cinema da revista VEJA), Francisco Elinaldo Texeira (Professor de Cinema da UNICAMP) e Cláudia Valéria de Lima (Coordenadora do curso de Ciências Geoambientais da UFG) poderão ser encontrados nos cursos de cinema, cursos ambientais, mesas de cinema e mesas ambientais proporcionados pelo evento, que ocorrerá entre os dias 16 e 21 de junho, na histórica cidade de Goiás, que hoje sustenta o título de Patrimônio da Humanidade.

A temática dos filmes, exclusivamente ambiental, tem atraído mais e mais concorrentes a cada ano, sendo que em 2009 o festival, que oferece 240 mil reais em prêmios (a maior premiação da América Latina), bateu o recorde do número de países inscritos, 55 no total, sendo que destes, 13 foram selecionados (Alemanha, Brasil, China, Dinamarca, Espanha, EUA, França, Grécia, Holanda, Irã, Itália, Nigéria e Polônia).

Este ano, além do crescimento no número de inscritos e da qualidade dos materiais enviados aos organizadores da mostra, também serão exibidas novidades e atrações especiais aos espectadores. Entre elas, uma mostra infantil que contém 11 filmes com temática ambiental, exclusivos para crianças, o Fórum Ambiental “Globalização e as Crises sem Fronteiras: em busca de novos paradigmas sociais, econômicos e ambientais”, e os shows de Vanessa da Mata e Martinho da Vila.